[GTER] RES: RES: Obtenção de ASN

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Wed Jul 6 21:34:48 -03 2011

Acredito que o mesmo vale para Firewall: Ele vai deixar de adquirir o
firewall, porque é varejista?

O ASN, assim como o Firewall, o teclado, a cadeira, o telefone, o PABX são
ferramentas de trabalho para o sucesso da empresa.

Como o Rubens expôs, se isto está fora do business, que terceirize. Porém
você pode subir um BGP até via interface gráfica usando Mikrotik ou PFSENSE,
a curva de aprendizado não é tão grande como reza a lenda.

Hoje em dia eu não vejo como garantir redundância de forma eficaz - sem
apelar para camadas acima(como registros DNS TTL=0 "a la" linkproof), sem
ASN+BGP. A independência de operadora no que tange IPs delegados então é
ponto chave, quando se põe na mesa renovação de contrato.