[GTER] Solução para Site redundante

Arquivo Linux arquivolinux at gmail.com
Tue Jul 5 09:14:03 -03 2011

Boa tarde Altair, curiosamente estamos trabalhando em uma solução
parecida aqui na empresa (Hospital) ao invés do SQL estamos com Oracle
e no lugar do Hyper-v estamos com Vmware e nao vamos virtualizar
Oracle nem TS, somente servidores de aplicações e serviços
(file,print,web_serv,mta,dns,etc...)  , com relação aos Storages vamos
utilizar EMC com as features de replicação online, a conexão entre os
dois sites vai ser fibra (duas por locais diferentes). Hoje estou mais
preocupado em como vamos manter a disponibilidade dos serviços de web,
pois atualmente tenho 2 link´s 1 ADSL comum para rede interna e um
Canal de 2MB (8 ip´s) para os servidores, ambos no site1, evidente que
necessito de mais um canal para o site2, estou tentando avaliar qual
sera a melhor solução para os serviços de web convergirem para o
site2. Efetuei um levantamento básico com relação ao custos de AS +
bloco ip e considerei meio alto tendo em vista o nosso segmento,
cogitei a possibilidade de transferir os serviços web para um data
center mas o que inviabiliza é a grande quantidade de transferência de
informações do sistema de gestão hospitalar para os webservices,
gostaria de opiniões e sugestões.
Enfim e com relação a sua principal duvida, hoje nos temos os dois
sites geograficamente distribuídos porem como estou com uma fibra
fazendo a interligação ponto a ponto, com a mesma faixa de IP entre os
dois sites, em nosso projeto toda administração da replicação vai
estar em cima dos storages e a administração de performance e
disponibilidade em cima do Vmware.

Por fim gostaria de informa-los que este é praticamente meu primeiro
post na lista abordando um cenário (espero nao estar esquecendo de
nada) espero receber criticas ou sugestões que possam colaborar para
melhorias dentro do projeto.

Rafael Sanches