[GTER] Experiências com redes mesh

Bruno Luchin bluchin at gmail.com
Mon Jul 4 10:15:25 -03 2011

Prezado André.

Trabalho exatamente nesta área e o que vivenciei indica que em um caso como
o seu onde a área de atendimento é um condominio residencial de 3 torres
ocorre que considerando flexibilidade da solução: ( configuração,
monitoramento, manutenção ), vida útiil e robustez dos equipamentos, tamanho
da rede ( número de nós ), volume de tráfego de rede entre outros fatores,
acredito ser mais vantajoso utilizar soluções homogeneas como cisco,
motorola ou skypilot.

Claro que se você contar com uma equipe adequadamente capacitada nada impede
o exelente funciuonamento de uma solução heterogenea ( por exemplo
mikrotik/roteadores bsd/pontos de acesso openwrt, portal de captura wifidog
ou similares, monitoramento de nós com nagios, monitoramento de rede com
cacti ).

A primeira solução provavelmente terá um custo maior, porém os produtos
contam com uma facilidade maior facilidade de manutenção, instalação,
suporte do fabricante, etc. Além da sensação confiabilidade que uam solução
homogenea baseado em, um fabricante ( marca ) leva para o usuário
final/cliente.

A segunda certamente terá um custo menor, porem como fica claro soluções
como esta requer equipe capacitada em diversas áreas de expertise, também
merece atenção que pelo fato de ser heterogênea existe uma maior dificuldade
em achar o ponto de falha.

Caso queira discutir mais o assunto estou a disposição.

bluchin em gmail ponto com

abs!!