[GTER] Experiências com redes mesh

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Sat Jul 2 11:01:09 -03 2011

On Jul 1, 2011, at 4:59 PM, Christian Lyra wrote:

> A UFF andou experimentando isso. Teve até um grupo de trabalho dentro
> da RNP sobre isso. Acaba que a dificuldade maior está em conseguir os
> equipamentos que rodam openwrt. Uma outra solução que parecia
> interessante era a meraki (www.meraki.com). Eles tinham um kit com 10
> roteadores que saia por algo em torno de USD 800, mas parece que esse
> kit não existe mais, o que é uma pena... O preço do produto deles
> agora não é tão atrante, mas vale dar uma olhada mesmo assim.

O FreeBSD tem um suporte razoável a mesh 802.11s (http://wiki.freebsd.org/WifiMesh) com cartões da Atheros e tem _muito_ interesse em melhorar sua implementação (que nós sabemos, tem alguns problemas).

Um grupo de trabalho bem estruturado poderia se aproveitar desse interesse para conseguir as correções necessárias ;-)

Quanto a equipamentos que rodam openwrt, não me parece um problema (a não ser que você não encontre o que precisa - em termos de RAM e flash - em um roteador comum). Há varios modelos de roteadores facilmente encontrados por aqui abaixo dos R$200,00 e suportados pelo openwrt, que podem servir ao menos de referência para um trabalho maior.

Att.,
Luiz