[GTER] Cabo Irradiante

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Sat Jul 2 10:12:46 -03 2011

On Jul 1, 2011, at 7:31 PM, casfre at gmail.com wrote:

> Eu ainda não entendo a tecnologia. Se são necessários rádios específicos
> para operar com os cabos, então, pode ser que não resolva muito. No entanto,
> se puder ser usada com qualquer rádio (2.4GHz ou 5.8GHz, na minha ideia),
> então, o uso de um rádio mais "poderoso" e mais caro poderia possibilitar a
> suposta economia. Penso isso porque eu não faço ideia, ainda, de quanto
> custa o cabo e de quais são as "más notícias" relacionadas à sua instalação
> e manutenção.

Mesmo com um AP 'poderoso' você ainda tem o limite de quantas estações ele consegue atender satisfatoriamente.

Pouco adianta ter um único AP capaz cobrir uma enorme área sendo que ele só pode atender 5~15 clientes simultaneamente (claro que isso depende do perfil de uso dos clientes, das aplicações, etc.).

Hoje, com o preço dos APs da forma como esta (por volta de 100 reais ?), você consegue montar um infra-estrutura de acesso sem fio de baixo custo e que comporta melhor um grande número de clientes (quando bem estruturada).

Isso sem falar que com o uso do 802.11n esse tipo de instalação será mais dificil... No 11n você tem no máximo 150Mb/s por rádio/antena (usando 40Mhz de banda - usando dois canais - e short GI), então não tenho certeza do uso pratico de APs de 300Mb/s (2 tx chains) e 450Mb/s (3 tx chains - além do ainda por vir, 600Mb/s com 4 tx chains) com esse tipo de 'antena'.

Só pra citar... nesse caso do 11n a 150Mb/s, uma única estação conectada em modo legacy (11bg) já força o AP a operar mais lentamente, fazendo com que os clientes 11n nunca atinjam a velocidade prometida.

Ponha tudo na balança (preços inclusos) e veja se o custo X beneficio da solução final lhe atende.

Att.,
Luiz