[GTER] Fwd: Balanço do SERPRO sobre ataques

Humberto Galiza humbertogaliza at gmail.com
Fri Jul 1 14:52:18 -03 2011

Oi,

No geral, as RFCs são documentos escritos de modo que foram pensandos a
resolver problemas que afetam grande parcela dos usuários de tecnologia
(genericamente falando). Infelizmente não há um mecanismo de impedir que a
empresa A, cuja tem o funcionário X, sendo que e está escrevendo o draft da
futura RFC saia na frente dos outros em sua implementação; isto é um caminho
natural, já que a empresa está investindo grana nesta pesquisa e
desenvolvimento de tecnologia. Sinceramente não considero isso lobby, mas
sim pesquisa e desenvolvimento, e é lógico que a empresa vai visar auferir
lucros com produtos oriundos deste projeto.
IMHO, lobby é o tráfico de influência realizado sob determinadas
circustâncias para fazer com que o draft/projeto Y resolva um problema
localizado qualquer, cujo não afeta parcela significativa dos usuários, a
fim de obter *apenas* vantagens comerciais.

Um exemplo que acompanho de perto é o do procolo LISP que por sinal quem
encabeça os esforços de desenvolvimento é um time de engenheiros da Cisco.
Quem acompanha a lista do LISP percebe que a futura RFC não está seguindo os
rumos que a Cisco quer, basta perceber a enorme quantidade de críticas que
ele tem recebido desde as ideias iniciais. Ainda que ele venha a se tornar
um draft candidato a RFC, ainda irá passar por mais um comitê misto de
outras áreas do IETF, que irá aprová-lo ou não. Portanto não é um processo
tão simples como você descreve.

O IETF é um local púbico, portanto você pode escrever draft do que vc
quiser; se vai passar e virar RFC é outra história. Considero o IETF um
ambiente plural o suficiente e com gente muito mais entendida das coisas do
que eu para detectar ocorrência de lobbies nos drafts.

Att,

Galiza
Computer B.Sc. (UFBA)