[GTER] Fwd: Balanço do SERPRO sobre ataques

Cristiano Monteiro crmonteir at gmail.com
Fri Jul 1 07:05:57 -03 2011

As soluções relacionadas ao DDoS existentes ou são caras, ou são
extremamente trabalhosas e maioria se concentra no destino dos ataques. As
técnicas de mitigação concentram-se em tentar evitar que o endereço atingido
contamineos demais serviços de um determinado cliente. Dependendo do tamanho
do ataque consegue-se "limpar o cano" e reter a maioria das requisições
ofensivas no upstream o que mantém o serviço operacional.

Agora depende do tamanho do ataque ...

Vamos lembrar que o tamanho dos Botnets vem crescendo assim como o número de
dispositivos conectados a rede (smartphonse um bom exemplo) e a banda do
usuário final  também. Logo em alguns casos, com o approach atual me parece
impossível deter os ataques sem indisponiblizar o destino.

Acrdito que uma solução eficaz estaria na origem dos ataques e não no
destino mas solucionar o problema da origem ainda me parece um pouco
distante.

Cristiano Monteiro