[GTER] ipv6 em web hosting

Alexandre Chaves Fonseca alexandre at specialist.com.br
Tue Jan 18 23:51:07 -02 2011


srs,

meu server web jah tem ipv6, basta colocar o AAAA no www do meu dominio que o mesmo pode ser acessado em ipv6 tb..

estava pensando em fazer isso para todos os dominios (de todos os clientes), mas deparei com um problema: o mesmo q levou o google a criar a whitelist..

hj perdi os peerings com o pttmetro devido a uma pane causada pela chuva, com isso fiquei apenas com o transito v4 disponibilizado pela BT...

fui acessar sites q estao em pilha dupla e o IE demora 30 segundos para abrir (ele tenta acessar a versao v6 e depois de 30 segundos ele ve q nao consegue e faz o acesso em v4)

imaginando q muitos tem o protocolo ipv6 ativado no windows (vista e win7 jah vem com ele por padrao), e imaginando q a maioria dos dns recursivos resolvem quad-a, se eu fizesse isso, muitos teriam problemas para acessar os sites...

o problema eh q nao apenas o "dono" do site enfrentaria o problema (qd ele me ligar reclamando eu explico q basta ele desativar o v6 do windows dele, uma vez q ele nao tem conexao v6).. mas e os visitantes do site? eu traria problemas para milhares de pessoas ao q td indica..

se eu fizer whitelist como o google fez (soh deixando os dns recursivos cadastrados resolver o quad-a), tenho ctz q a mesma ficarah "sem ninguem" pois quem q vai pedir para minha empresa (pequena e desconhecida, comparada ao google) pedindo para liberar um determinado prefixo?!

(se essa whitelist fosse publica ainda, poderia usar a mesma do google)

com isso fica a questao: habilitar o quad-a nos sites de clientes? ou mesmo no portal do provedor? e os problemas? encaramos ele como um desafio? fazemos por parte (alguns dominios de cada vez)? informamos os clientes antes sobre as mudanças e possiveis problemas?

como os srs estao lidando com essa questao?

alexandre



More information about the gter mailing list