[GTER] Roteador

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Mon Feb 28 23:34:32 -03 2011

> Você parece um bom candidato para testar a NetFPGA-10G... :-)
> Quanto a estar 90% idle, isso não indica que não haja gargalos.
> Experimente rodar um teste de performance com mais tráfego do que você
> já tem hoje e com perfis diferentes (pacotes de tamanho menor, por
> exemplo) em quantos % da capacidade máxima você está. Eu aposto em um
> número diferente de poder multiplicar seu tráfego por 10x...

Pois é ... eu li uma mensagem sua falando da NetFPGA-10G e até tentei
comprar uma, mas disseram
que ainda não está 100% disponível faltando alguns ajustes de software. Vou
tentar novamente lá pelo
meio do ano.

Essa máquina Core i7 estava quase sentando até que o Google salvou o Linux
colocando no kernel
os códigos de RPS e RFS. Na época fiz alguns testes de pps, mas sinceramente
não me recordo
do resultado. Lembro apenas que eram números muito suficientes pra suportar
a demanda futura
e os DDoS que sofremos costumeiramente. Tanto que ela nunca caiu, e não foi
por falta de tentativas. :-P

> O valor do contrato de manutenção é parte conhecida do TCO da solução.
> Compre já de cara com contrato de manutenção de 5 anos que você vai
> ter uma comparação real do custo do produto com o custo de soluções
> open-source.

Certamente. Enquanto durou o meu contrato eu fiquei com Cisco. Na primeira
oportunidade
pulei fora.
Entendo o seu ponto quando se refere a custos. Pela minha experiência até
agora, só não
entendo quando o pessoal aqui na lista fala que valores open-source podem
ser bem mais altos.
O Linux que instalei é um Ubuntu. O único trabalho que tive foi fazer alguns
tweaks nas placas
de rede que diversos sites na Internet ensinam passo-a-passo (nada demais) e
um "apt-get upgrade"
para buscar o kernel com RPS/RFS.
Quero dizer que o custo até agora foi desprezível.

> Eu comentei isso em outra mensagem, deles estarem convergindo para uma
> taxa de bugs similar mudando uma posição anterior em que a Juniper era
> pouco propensa a bugs e a Cisco muito propensa a bugs.

Poxa ... que decepção. Não adianta ter uma plataforma de hardware excelente
e perder
a confiabilidade.

Mesmo que o da Cisco, com contrato de manutenção você tem, sem
> contrato você não tem.
> E no caso da Cisco há uma exceção que muitas vezes resolve o problema
> que são os bugs de segurança, na Juniper eu não sei como isso está
> atualmente. A comparação aqui é com Foundry/Brocade, que não fornece
> correção de software mesmo para bug de segurança, algo que já me fez
> vetar qualquer aquisição desse fornecedor para aquela empresa (que não
> é meu atual empregador).

huuummm ... gravíssimo isso.
O que mais chateia na Cisco é o prazo com que as atualizações acontecem.
Como já faz bastante
tempo que desativamos o último roteador Cisco não me lembro exatamente das
circunstâncias,
mas foi algo traumático, pois, houveram muitos bugs críticos em um período
de ~ 3 meses.
Explicar para os clientes que o roteador está rebootando 10 vezes a cada
hora e que não há prazo
pra solução é difícil.
Agora essa da Foundry/Brocade é coisa de maluco. Total descaso com o
mercado.
Não surpreende que nem sejam lembradas quando o assunto é roteador.

> Depois de muitos anos de iniciativa da Cisco no mercado, e alguns anos
> de iniciativa da Juniper, hoje a estrutura do mercado é mais complexa.
> As escolhas não são mais Cisco ou não Cisco, Juniper ou não Juniper;
> há muito mais características nos produtos do mercado (que não são
> apenas esses; Force 10 por exemplo é um que vale considerar também)
> para influenciar uma escolha.

Rapaz, bem lembrado. Rubens e suas cartas na manga.
Um amigo que gerencia um grande PIX no Japão me disse que trocaram vários
Ciscos por Force10 da
série C e que as máquinas eram um espetáculo. O preço ele disse que não era
lá essas coisas, mas
pela performance que ela prometia era de longe a melhor escolha. A segunda
era a Huawei que foi
preterida mais por questões de rivalidade Japão x China.

Mas eu sinto que ainda vou comprar um Juniper. Acho a modularidade delas
muito ajustadas com o
momento do mercado e fora isso o forwarding rate é absurdo. Confesso que
desanimou um pouco esse lance
dos bugs porque o inferno astral que culminou com a desativação dos Ciscos
eu não quero passar nem
de graça, quem dirá pagando.

Vou ficando antenado com os experts aqui da GTER ... :-)

Abraço !