[GTER] Roteador

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Feb 28 22:41:08 -03 2011

> Com 1.2 Gbps de link (será 2 Gbps até o fim do ano) em duas interfaces 10G
> Intel, vou ficando com
> Linux + Quagga (3 full-routing + PTT Terremark) rodando num Core i7 com 90%
> idle.

Você parece um bom candidato para testar a NetFPGA-10G... :-)
Quanto a estar 90% idle, isso não indica que não haja gargalos.
Experimente rodar um teste de performance com mais tráfego do que você
já tem hoje e com perfis diferentes (pacotes de tamanho menor, por
exemplo) em quantos % da capacidade máxima você está. Eu aposto em um
número diferente de poder multiplicar seu tráfego por 10x...

> Pra quem saiu de um Cisco, é o paraíso não precisar pagar um contrato
> pornográfico pra ter o IOS corrigido. :-)

O valor do contrato de manutenção é parte conhecida do TCO da solução.
Compre já de cara com contrato de manutenção de 5 anos que você vai
ter uma comparação real do custo do produto com o custo de soluções
open-source.

> É uma curiosidade antiga e aproveitando a comparação, como é o JunOS ? É tão
> lotado de bugs quanto o
> IOS (saravá) ou na Juniper eles não colocam os estagiários de Visual Basic
> pra programar em C ?

Eu comentei isso em outra mensagem, deles estarem convergindo para uma
taxa de bugs similar mudando uma posição anterior em que a Juniper era
pouco propensa a bugs e a Cisco muito propensa a bugs.

> Em relação as atualizações, qual é o procedimento da Juniper ?

Mesmo que o da Cisco, com contrato de manutenção você tem, sem
contrato você não tem.
E no caso da Cisco há uma exceção que muitas vezes resolve o problema
que são os bugs de segurança, na Juniper eu não sei como isso está
atualmente. A comparação aqui é com Foundry/Brocade, que não fornece
correção de software mesmo para bug de segurança, algo que já me fez
vetar qualquer aquisição desse fornecedor para aquela empresa (que não
é meu atual empregador).

> Acho que isso também conta na hora de se decidir por uma plataforma ou
> outra. Na verdade na hora de
> não comprar Cisco, eu quero dizer.

Depois de muitos anos de iniciativa da Cisco no mercado, e alguns anos
de iniciativa da Juniper, hoje a estrutura do mercado é mais complexa.
As escolhas não são mais Cisco ou não Cisco, Juniper ou não Juniper;
há muito mais características nos produtos do mercado (que não são
apenas esses; Force 10 por exemplo é um que vale considerar também)
para influenciar uma escolha.

Rubens