[GTER] PC Router para tráfego > 1Gbps

Iuri Mieras iuri at mieras.com.br
Tue Dec 27 14:52:00 -02 2011

On 12/21/2011 04:12 PM, Provedor Bogus wrote:
> Bom, pode até ser, mas da última vez que um representante deles no Brasil
> me mandou um portfólio, era uma máquina Dell pura, confirmado pela pessoa
> que me atendeu.
>
> Sinceramente eu não entendi pra que serve o Vyatta. Vejo só como uma
> interface "padrão" pro roteador, de forma a tornar uma solução de mercado.
> Como testei a versão "community", não posso dizer se vale a pena comprar a
> solução.
>
> Se for pra enterrar o pé numa black-box, aí eu compro um Juniper.

Exato... a Vyatta não tem hardware próprio.

Os appliances usam hardware da Lanner e da Dell... fora que o carro
chefe deles é consolidação de datacenters, através de virtualização de
redes, tanto é que eles disponibilizam pra download e vendem "appliances
virtuais", otimizados prá KVM, VMWare, Xen e etcs.  Sendo assim, não há
vendor lock-in prá melhor performance com hardware proprietário...  o
negócio vai rodar tão bem quanto o seu hardware conseguir.

E Vyatta é basicamente um Debian otimizado prá atuar como roteador ou
UTM.  Ele tem um kernel otimizado prá workloads de rede, e um shell bash
modificado (vbash) prá simular um shell IOS ou Junos, ou coisa
assim...    IMHO, acho o produto bacana.

Iuri