[GTER] VLAN entre Switch sem suporte

Gustavo Moreira listas at milenar.net
Fri Dec 23 11:51:07 -02 2011

Gustavo,

Se a idéia de usar VLANs surgiu apenas para impedir o tráfego entre os
clientes (moradores), você pode conseguir o mesmo resultado com outros
recursos, que aliás foram desenhados justamente para isso. Você pode
pesquisar as PVLANs (Private VLANs). No Cisco (e talvez no Dell também)
existe um recurso um pouco mais simples, que é o "protected ports" que te
atenderia perfeitamente. Verifique se este modelo de equipamento o suporta.

Tenho alguns Dell aqui e toda vez que crio uma VLAN nova ele me diz que o
equipamento pode tornar-se instável caso existam muitas VLANs... No mínimo
estranho.

Att.

Gustavo M.

Em 22 de dezembro de 2011 23:33, Gustavo Freitas
<gst.freitas at gmail.com>escreveu:

> Pessoal,
>
> Estou com uma implementação um pouca curiosa de uma rede para um
> condomínio com uso de VLAN.
>
> Tem dois switches com suporte a VLAN modelo Dell PowerConnect 2848 vamos
> criar 96 VLAN ou seja todas as portas vão ter VLAN.
>
> Cada computador no total de 94 vai ficar numa VLAN, eles não vão se
> comunicar entre si.
>
> Só que teremos um terceiro Switch, onde vai ficar concentrado o
> firewall (pfsense)
> e a interligação dos Switchs dell,  esse não tem suporte a VLAN, o
> modelo  SF 2400 QR
> [...]

"Há uma ingenuidade na mentira que é o indício da boa fé" - F. Nietzsche.