[GTER] PC Router para tráfego > 1Gbps

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Tue Dec 20 17:58:59 -02 2011

David,

Procure uma máquina Xeon com dual IOH e 2 x placas de rede Intel de 10
Gigabits. Sugestão: Placa-mãe Supermicro X8DTH-6F, NICs Intel 10 Gigabit
AT2 server, pelo menos um processador Xeon X5650 e 16 Gb de RAM.
Custo aproximado disso: R$ 11.000.

Você vai pensar que não precisa de placas 10 Gigabits, mas o importante
aqui é dividir a carga entre dois barramentos PCIe.

Use um Linux com kernel até 2.6.38 (Ubuntu Natty é a minha escolha).
Kernels acima de 2.6.38 tem problemas sérios com escalonamento entre os
cores. Desaconselho.
Defina CPU Affinity pra cada NIC (importante).
Ajuste a "route cache table" devidamente. O comando "lnstat -f -s1 -c-1 -i1
rt_cache" é seu amigo. Ajuste os parâmetros rhash_entries (em tempo de
boot) e net.ipv4.route.max_size para o mesmo valor. Pra essa quantidade de
tráfego, eles devem ficar em torno de 3000000. Experimente valores
diferentes observando as colunas rt_cache_in_hit e rt_cache_out_hit do
comando lnstat e comparando-os com o rt_cache_in_slot_tot e
rt_cache_in_out_slow_tot. Os primeiros valores devem representar pelo menos
90% dos segundos valores, demonstrando a eficiência dos seus ajustes. Se
estiver sem saco ou não puder ficar rebootando a máquina pra ajustar o
rhash_entries, use 3000000. Pode não acertar o ânus da mosca, mas vai
funcionar bem.
Não se esqueça de orientar o Linux a fazer o RX scaling das placas de rede
através do comando "echo ffff > /sys/class/net/ethXX/queues/rx-0/rps_cpus".
Se criar uma interface de VLAN, faça isso pra ela também, no formato "echo
ffff > /sys/class/net/ethX.YYYY/queues/rx-0/rps_cpus".

Seja feliz.

Abraço !

Em 20 de dezembro de 2011 11:40, David V. Hoffmann <davidvhoffmann at gmail.com