[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Tue Dec 20 01:24:34 -02 2011

Em 19 de dezembro de 2011 22:34, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Só que é um wire-rate apenas para metade disso se houver resposta ao
> invés de descarte.

Tá quase lá, mesmo fazendo forwarding. Acho que podemos colocar esse como
primeiro objetivo.
Um router open-source capaz de 2 Gbps wire-rate, ou, 6 Mpps.

A NPE-G2 dá 2 Mpps e a NPE-G1 dá 1 Mpps. Se fosse 6 Mpps tava bom...

Caramba, achei que fosse bem mais que isso. :-O

> Sim, mas com um TCO maior. Inclua o consumo em kWh do servidor, mais o
> custo de x BTU de ar-condicionado, mais os kWh desse ar-condicionado,
> e o pay-back de pagar R$20mil num equipamento de poucos U e bem menos
> BTU é curto.

Mas aí começamos a comparar errado não ?
Estamos tratando de um hardware *supostamente* com maior capacidade de
processamento do que um 7200 de R$ 20k.

Confesso que não tenho a menor idéia de dissipação real (processador +
memória + fontes + SSD + GPU + etc) dessas máquinas novas. O TDP tem
baixado tanto com a redução de nm que daqui a pouco as máquinas vão
precisar de heater ao invés de cooler.

Talvez pra uma operadora com um monte de roteadores desses e um datacenter
projetado e dimensionado pra "x" mil BTUs, deve fazer muito sentido olhar
por esse ponto, afinal, deve ser difícil reprojetar pra adicionar BTUs.
Pra um provedor, talvez a equação mude um pouco.

> A questão de já não valer mais pode ser vista contabilmente de modo
> bem negativo; se um equipamento tem melhor preço no mercado secundário
> depois de alguns anos, ele precisa de menor ganho para se amortizar.

Faz sentido, mas aqui na empresa essa amortização funciona diferente.
Todo investimento tem que dar retorno em 2 anos. Além disso, é lucro. :-)

Abraço !