[GTER] RES: VPN

Leonardo Silva Amaral leleobhz at leleobhz.org
Fri Dec 16 23:55:11 -02 2011

Aos que defendem aqui as soluções "corporativas" (Entre aspas porque o
OpenVPN tem solução corporativa também) eu pergunto: O que você espera
de um protocolo sensível a NAT, que não pode ver mudança de IP e que
depende do "roteador suportar o pass-through" em detrimento de um
protocolo que trafega via UDP e que tem esquemas criptográficos muito
mais flexíveis e seguros (Lembrando que o Openvpn por exemplo permite
todos os protocolos do openssl tal como seus engines - o que inclui o
AES-NI por exemplo)?

OpenSSH/OpenVPN são serviços que jamais me deixaram na mão, sendo que
tenho serviços destes rodando com uptime próximo a anos sem precisar de
manutenção.

Sobre a duvida original, eu juro que não entendi o ponto de vista
defendido pelo criador da thread, gostaria de entender melhor porque um
link estilo frame-relay seria melhor que uma VPN em casos tipicos.