[GTER] RES: VPN

Aguiar, Carlos Eduardo De Menezes (Carlos Eduardo De M Aguiar) carlos.aguiar at verizon.com
Fri Dec 16 16:59:24 -02 2011

Concordo. Acho que há um movimento natural de migração para VPNs públicas dado o menor custo. Entretanto, as redes fechadas ainda garantem maior segurança, confiabilidade, menor latência e melhor qualidade na transmissão dos dados. Instituições financeiras, como um exemplo, não se sentem confortáveis com a possibilidade de perdas (financeiras e legais) provenientes de vazamento de infos, lentidão ou indisponibilidades. A citar, mesas de operações "traders" onde se busca desempenho cada vez melhor com uma disponibilidade de 100%.

Carlos Aguiar

-----Original Message-----
From: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] On Behalf Of Alexandre Grojsgold
Sent: Friday, December 16, 2011 12:50 PM
To: gter at eng.registro.br
Subject: Re: [GTER] RES: VPN

On 12/15/2011 07:38 PM, mantunes wrote:
> Eu concordo com Mário, tenho varias VPN com uso do OpenPVN muito estável.
> não sei ainda qual é o problema em usar essa solução.

Essa trilha  tomou um rumo engraçado.

Eu continuo ainda curioso para saber a opinião dos participantes da
lista sobre as razões que levariam uma empresa usuária de serviços de
rede a contratar o serviço de rede fechada privativa a  uma única
operadora para todos os seus pontos (matriz, filiais), eventualmente
pagando (bem) mais caro por isso. Mais caro comprado a múltiplos acessos
internet comuns.

Não digo que não possam haver razões, em determinadas circunstâncias.
Mas vale a pena examiná-las para não cair  na adoção cega de "soluções"
para problemas que talvez nem existam.

-- Alexandre.