[GTER] RES: VPN

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Fri Dec 16 16:27:09 -02 2011

Em 16/12/11 12:50, Alexandre Grojsgold escreveu:

> Essa trilha  tomou um rumo engraçado.
>
> Eu continuo ainda curioso para saber a opinião dos participantes da
> lista sobre as razões que levariam uma empresa usuária de serviços de
> rede a contratar o serviço de rede fechada privativa a  uma única
> operadora para todos os seus pontos (matriz, filiais), eventualmente
> pagando (bem) mais caro por isso. Mais caro comprado a múltiplos
> acessos internet comuns.
>
> Não digo que não possam haver razões, em determinadas circunstâncias.
> Mas vale a pena examiná-las para não cair  na adoção cega de
> [...]

- garantia de banda fim a fim e não somente na última milha;
- você precisa acionar uma única empresa pra 'resolver' o seu problema;
- uma rede mais simples, deixando toda a 'complexidade' pra operadora,
nada de VPNs, chaves, roteamento, etc etc;

etc etc

dependendo do tipo e tamanho do negócio da empresa, UM dia parado pode
representar um prejuízo equivalente a 3 meses da diferença entre uma
solução 'corporativa' e uma solução 'caseira' (VPN via internet). Em
muitos casos, simplesmente não vale a pena, financeiramente falando,
correr o risco.

não que a solução 'corporativa' não dá problema também. Mas ai tem SLA,
cláusulas de multa, etc etc etc

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues