[GTER] RADIUS para Redistribuição de Pool de IPs

Denilson Rocha denilson_rocha at vertentes.com.br
Thu Dec 1 10:54:33 -02 2011

Modesto, ontem eu estava exatamente dimensionando isso para a nossa
rede, e achei melhor fazer o seguinte:

Por exemplo, se vc tem que dar um pool para atender 70 clientes
simultaneamente, um /25 desperdiçaria muitos IPs - 45,31%. O que eu
defini foi que usarei apenas pools /28, assim eu passarei para este NAS
5 pools /28, ou 80 IPs - o desperdício caiu para 12,5%. Obviamente
crescimento tem que estar previsto, e cada NAS é um caso diferente.

Ao final dos meus cálculos, se eu alocasse para os NAS pools um único
pool /28, /27, /26 ou /25, de acordo com o número de clientes online, eu
teria um desperdício total na rede na ordem de 52,07%. Alocando apenas
vários pools /28, o desperdício caiu para 36,22% do pool total do meu AS
para atendimento a clientes. Avançando mais ainda nas minhas projeções,
nosso pool total acabaria quando atingíssemos um crescimento de 36,93%
em nossa carteira de clientes; com a nova maneira de alocação o
crescimento possível pulou para 82,25%. Aí me dá mais tempo para
levantar o IPv6, hehe!

Um abraço
Denilson