[GTER] Mini-PCI 802.11n homologada na ANATEL com chipset Atheros

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Aug 30 01:11:10 -03 2011

Um integrador de equipamentos relatou em outra lista que já perdeu na
justiça um processo sobre uso da própria homologação por um outro, sob
alegação de que a restrição de homologação viola princípios de livre
competição. Mas no seu caso, como era para uso próprio e não para
competir no mercado, talvez tivesse mais sucesso.

O código EAN, como já citado, talvez seja uma forma de combater isso
caso se consiga montar um caso usando direito de uso, propriedade
intelectual, falsa identidade (o código atribui a você algo que você
não fez) etc.

Eu não deixaria barato, mas acho que a agência não tem muito como agir
exceto em talvez investigar no caso de homologações com seu código EAN
a procedência via notas fiscais... um distribuidor já comentou uma vez
ter recebido ligação de fiscais para confirmar homologação e pelo
número de série informou que não eram de fato vendidas por ele e o
fiscal tratou como não homologado, mas não é uma ocorrência comum. A
via judicial sim parece mais apropriada.

Rubens