[GTER] Ferramenta de teste de desempenho de link

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Aug 29 14:24:00 -03 2011

On 29-08-2011 12:54, Felipe Zanchet Grazziotin wrote:
> Pode ser inocência minha, mas a 2544 tem sido bastante aceita nas
> medições e comparações.

O RFC 2544 é insuficiente, o que não quer dizer que seja ruim.  Só é
incompleto para a nossa realidade.  A RFC 2544 foi criada numa época em
que pouco se entendia dos efeitos nada óbvios que são observados sobre o
tráfego TCP agregado e por buffers absurdamente profundos.

> Quanto a atualizações: a RFC 6201 atualiza a RFC 2544 no que diz
> respeito a mensurar quanto tempo um device demora para voltar após um
> "reset". A definição de "reset" foi propositalmente deixada em aberto
> pelo que vi no resumo da RFC.

Não ajuda muito :)

> RFC 2544 item 26.2 é "Latency" e fala sobre como aferir o atraso
> (latência) que o device under test coloca no tráfego, conforme o
> tamanho dos pacotes varia.

Só que o 26.2 quer caraterizar a latência inerente do circuito,
mecanismos de FEC e framing.  Ele não é suficiente para caracterizar a
latência introduzida por filas e outros mecanismos de controle das
mesmas sob diversas condições de tráfego e de "mix" de tamanhos de pacotes.

Não sei de nenhum equipamento de testes com isso pronto.  Aliás, não sei
de nenhuma metodologia padronizada e/ou consagrada para medir isso.
Suponho que a comunidade de QoS tenha alguma coisa neste sentido, mas eu
pessoalmente não conheço.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.