[GTER] Ferramenta de teste de desempenho de link

Felipe Zanchet Grazziotin felipe at starbyte.net
Mon Aug 29 12:54:27 -03 2011

2011/8/29 Henrique de Moraes Holschuh <henrique.holschuh at ima.sp.gov.br>

> Não acho que exista, o que é um problema.

Pode ser inocência minha, mas a 2544 tem sido bastante aceita nas medições e
comparações.
Só que o ideal é testar usando um equipamento que faça isso por ti, e não
"fazendo na mão".
Monta o setup, coloca os equipamentos nas pontas e analisa o resultado.

Quanto a atualizações: a RFC 6201 atualiza a RFC 2544 no que diz respeito a
mensurar quanto tempo um device demora para voltar após um "reset".
A definição de "reset" foi propositalmente deixada em aberto pelo que vi no
resumo da RFC.

> RFC-2544 ignora a latência, que é crucial para o TCP/IP (e precisa ser
> medida em diversos cenários, de preferência JUNTO com a perda de pacotes).

RFC 2544 item 26.2 é "Latency" e fala sobre como aferir o atraso (latência)
que o device under test coloca no tráfego, conforme o tamanho dos pacotes
varia.
Mensurar desempenho de TCP não é nada trivial, pois além das condições de
rede (atraso, perda, congestionamento, buffer) há a adaptação da pilha do
S.O..

Os equipamentos listados ao longo da thread são bons para testar a RFC2544.
Eu acrescentaria o N2X (era Agilent, virou Ixia), mas é um bocado mais caro.
O N2X testa TCP, se tiver a licensa (que é outro bom bocado mais cara).

Abraços,
Felipe