[GTER] No. Rotas BGP Full

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Apr 19 15:21:18 -03 2011

2011/4/19  <luisgustavo at eletrosul.gov.br>:
> Boa tarde pessoal,
>
> Gostaria de saber quantas rotas (capacidade) um roteador precisa para ser
> feliz com BGP full, sei que o numero de rotas da internet hoje está em
> torno de 300k (ainda está neste patamar?), mas com o advento do IPv6, esse
> número não tende a aumentar bastante? um roteador com 512k rotas
> aguentaria mais uns 5 anos?

Cada arquitetura tem uma relação entre espaço ocupado por uma rota
IPv6 e por uma rota IPv4... o chute médio desse número é 2x, mas o
pior caso seria 4x.

http://bgp.potaroo.net/ tem um gráfico de crescimento, mas o IPv4 vai
crescer neste ritmo apenas até se esgotar nos RIRs. Depois deve
crescer num ritmo menor, que virá da desagregação, transferências de
IPv4 entre organizações etc., e depois irá estabilizar para nunca mais
crescer.

Já os IPv6 tendem a crescer até que todo mundo ative IPv6; o uso de
IPv6 tende a uma agregação maior (felizmente), mas deve ser bem maior
do que o atual.

Meu atual chute é que um roteador com 512k rotas IPv4 é pouco para os
próximos 5 anos. Tanto que logo deveremos ver roteadores Juniper série
M sem espaço para a FIB sendo trocados por MX da Juniper ou ASR da
Cisco, ou recebendo o mesmo tipo de configuração dos Cisco 6500/7600
com PFC não-XL de filtrar rotas mais específicas e seguir default.

Eu acho que um roteador com 1 milhão de rotas IPv4, ou uma combinação
IPv4/IPv6 cuja soma ponderada dê mais ou menos isso, deve chegar ao
final dos próximos 5 anos perto de sua capacidade máxima.

Rubens