[GTER] BGP - Controle tráfego saída

Juliano Primavesi ♕ KingHost juliano at kinghost.com.br
Tue Apr 12 22:46:07 -03 2011

Luiz,

Voce vai precisar fazer um ajuste fino na saída...

Na route-map IN de cada operadora, cria uma route-map mais ou menos assim (nao sei a nomenclatura que voce usa nem a ordem de permit):

ip as-path access-list PrefiroTelemarOperadora2 permit _7738_

route-map OPERADORA2_in permit 3
  match ip address prefix-list PrefiroTelemarOperadora2
  set local-preference 200

route-map OPERADORA1_in permit 3
  match ip address prefix-list PrefiroTelemarOperadora2
  set local-preference 50

Isso vai fazer teu tráfego de saída para a Telemar, por exemplo, sair pela Operadora 2.

Ajuste fino eu digo por que não sei quanto do teu tráfego se destina à Telemar.

Existem outra opções, e você vai jogando, tirando de uma e colocando na outra.

Aqui trabalho basicamente com Telemar, Brasil Telecom e Telefonica, sendo Telefonica para um lado, Telemar e Brasil Telecom pro outro. Desse modo eu tenho o trafego dividido em 50% de saida em cada link.

Se voce quiser jogar uma menor proporção, veja outros ASNs, como Google, CTBC, GVT...

Para ENTRADA do Trafego, te sugiro ainda enviar para cada operadora, se voce tiver, um anuncio de /24 com community NO-EXPORT. Isso vai evitar que algum dia a OPERADORA 1 pense que deve entregar o teu trafego pela OPERADORA 2 (2,5 Mb nao cabem em 2 Mb) e derrube todo o teu BGP com isso, gerando um loop desgraçado e que pode te deixar off.

Juliano