[GTER] Um netblock pode pertencer a mútliplos AS?

Rafael Cresci rafael at miaminoc.com
Tue Apr 12 19:38:13 -03 2011

Marlon,

Aqui na regiao da ARIN nao ha nenhuma politica proibindo o anuncio em
separado/desagregado de blocos reallocated/reassigned, pelo contrario, eh
possivel que um cliente justifique um pedido de um prefixo /24 inteiro
subdelegado ou realocado com o intuito de fazer multihoming sem
necessariamente possuir um ASN.

Obviamente a desagregacao de prefixos nao eh desejavel pois aumenta as
tabelas de roteamento, mas nao eh proibida. Tecnicamente nao ha nada que
impeca um anuncio menor que /24 tambem, mas eh padrao adotado pela
industria filtrar qualquer anuncio menor que um /24. Por isso mesmo, a
delegacao minima da ARIN eh um /22, porque eles exigem que voce tenha ao
menos um /23 em uso da operadora antes de te ceder um bloco diretamente.
Se vc tem um provedor que usa somente um /24 por exemplo, nao consegue
pedir IPs para a ARIN diretamente, eles mandam pedir para a operadora.

Inclusive eh bem comum, por exemplo, com os dois maiores detentores de
blocos do mundo (Level3 e Cogent). A Level3 tem o 4/8 e o 8/8 inteiros
para ela (legacy) e a Cogent herdou o 38/8 da PSINet. Imagina nao poder
anunciar blocos de IP subdelegados desses /8 para outros provedores, isso
sim eh desperdicio, nao? Tambem feriria a neutralidade de rede se o
sujeito so pudesse anunciar seus Ips para o uplink que os subdelegou, e
mata o multihoming.

[]s
Rafael Cresci