[GTER] Redução do preço do megabit com o PNBL

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Mon Apr 11 12:02:24 -03 2011

> Mesmo em R$ 230 o MB ainda é caro, a embratel me fez proposta a R$ 290,00 o
> MB com impostos incluso entregue no meu data.
>
> Vai ver esses R$ 230,00 é sem impostos e terá q ir buscar dentro de algum
> lugar com mais custos.--

Hoje trabalho em uma empresa que opera exatamente onde seria o alvo do PNBL
, interior do Nordeste, as fibras da Telebrás passam dentro da minha area de
atendimento, só que, nós já pagamos muito perto disso por mega para uma
operadora, e estamos vendo por um preco muito menor do que isso transporte
até o ptt-sp, o que reduzirá ainda mais o preço total por mega. Quando o
governo estiver vendendo mega aqui, a operadora não irá baixar o preco? Ou
ela vai perder faturamento assim facilmente ?

E o governo não pode vender algo sem impostos, seria uma pratica ilegal,(
sendo ele no papel de operadora vendendo links para pequenos provedores) ele
teria de isentar as operadoras também, e tem um agravante, o imposto não é
federal e sim estadual. Os estados do Nordeste cobram 27% sobre telecom, tem
nas operadoras os maiores pagadores de ICMS, seguidos da energia elétrica,
você acha que os estados soltam esse osso ( ou melhor mignon) tão facilmente
? Se isso der muito certo, e o governo tirar impostos da banda larga, não
somente entraria na internet clientes novos, mas os usuários atuais iriam
migrar em massa para o produto mais barato. O que impactaria nas contas dos
estados, o governo esta jogando de ingenuo ao dizer que atrairia mais
pessoas, mas a migração dos usuários atuais para o menor preço será
consideravel.

Eu estou ansioso para ver o desenrolar disso tudo.