[GTER] RES: Sessão eBGP é IGP ou EGP ?

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Apr 11 09:06:44 -03 2011

On 10-04-2011 19:39, Eduardo Schoedler wrote:
> O seu link justamente ilustra o que eu estou falando.
> BGP trata tudo como "i", ou seja, IGP.
> Conceitualmente, IGP não seria INTERIOR Gateway Protocol ?
> E EGP não seria EXTERIOR Gateway Protocol ?
>
> eBGP não seria uma sessão BGP External ? Não deveria aparecer como "e", ou
> EGP na tabela de rotas ?

Essa história de "origin" IGP/EGP do BGP é uma gambiarra histórica que
foi(?) necessária durante os primórdios do BGP, para migração de redes
para o "novo" protocolo.

Hoje em dia, não serve para nada em 99,9% dos casos, exceto causar
confusão.  Que eu saiba, não é comum o design de rede que dependa da
origem i, e ou ? para instalar o prefixo correto.

E definitivamente não se refere ao BGP, e sim à *origem da rota* que
está sendo injetada no BGP e distribuída pelo mesmo.  Por isso, não faz
diferença nenhuma se é iBGP, eBGP, ou ?BGP :-p  uma coisa não está
relacionada à outra.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.