[GTER] Proposta de relatório técnico detalhado no atendimento técnico dos provedores

Hamilton Vera hamilton at theforce.com.br
Sat Apr 9 18:56:05 -03 2011

Colocar esse tipo de programa na máquina do usuário geraria mais chamadas no
suporte, fora levantar um monte de problemas relacionados a segurança. Não
iria demorar um antivirus X interpretar o seu programa como ameaça. Digo
isso pois fizemos um teste piloto em 2001 e gerou muita dor de cabeça.

Para casos como conexão dialups, proxies e etc seria razoável o suporte
utilizar os mesmos meios que o cliente. Dessa maneira você consegue pegar os
problemas antes que o usuário perceba.

Causas de desconexão podem ser logadas, isso claro dependendo da tecnologia
utilizada. Nos "velhos" tempos de conexão discada o provedor onde trabalhava
fornecia um relatório com as causas de desconexão do usuário e até sugeria
uma "telemetria" na linha do cliente.

[]'s

Hamilton Vera

http://hvera.wordpress.com