[GTER] Equivalência entre link dedicado e ADSL

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Thu Apr 7 22:30:08 -03 2011

Eu vou contar minha experiência portanto levem com um grão de sal.

De 1999 a 2008 eu tinha uma sala inteira num datacenter, mas o
fornecedor resolveu que eu concorria com ele e me tirou do ar a
despeito do meu contrato. Tive muitos problemas na ocasião (está
na justiça) mas isso é outra questão.

Então eu migrei para um serviço similar ao que você está planejando,
primeiro o Embratel PME (2M/2M) e agora GVT com IP fixo (10M/1M).
Ambos são DSL mas muito diferentes do DSL da concessionária fixa
(que é muito inferior e muito mais caro que o da concorrência)

Meu site não tem milhões de acessos portanto funciona bastante bem
para o que eu preciso. Tem limitações? Tem. O UP é 10%, se não
tomar cuidado e o UP lotar a conexão pppoe cai e isso interrompe
acessos e downloads nos poucos segundos do redial do pppoe (tive
que meter uma torneira de UP no roteador para evitar isso). O
serviço DSL as vezes sai do ar e a operadora não resolve muito
rápido (ocorreu talvez 3 ou 4 dias não seguidos em 2 anos que estou
usando assim). O round-trip dos pacotes é um pouco mais alto do que
se fosse dedicado. Mas o custo é bem melhor mesmo incluindo aluguel,
condominio e energia da nova sala (pra mim foi até melhor porque
aluguei perto da minha casa então não preciso mais me deslocar até
onde era o datacenter quando preciso ir lá, vou a pé mesmo)

O unico inconveniente é que voce nao consegue ativar BGP desse jeito,
entao mesmo que tenha DSL com varias operadoras tera que ser criativo
para manter-se no ar em caso de queda de um dos IPs. Eu ja pensei
em algum tipo de parceria com alguem do PTT para subir o BGP (mesmo
a custa de um aumento do round-trip dos pacotes) mas ainda nao
consegui um modelo viavel financeiramente para resolver essa
limitação do DSL.

Se o seu site vai ter muito acesso, pegue o GVT com fibra (50-100M)
ao invés do DSL comum. Na minha cidade não tinha essa opção quando
eu contratei (agora tem, mas eu ainda não migrei porque o custo vai
quadruplicar). Vai te dar um serviço ainda mais confiavel.

Tambem sugiro ter operadoras com tecnologias diferentes, tipo GVT
e NET/Virtua. Dois DSLs da mesma operadora no mesmo endereço
tendem a cair ao mesmo tempo, mandando sua redundância pro espaço.

Me pergunte em privado o meu site de e-commerce hospedado assim se
quiser testar acesso ou latencia e ver se vai servir pra você.

[]s, !3runo Cabral