[GTER] Equivalência entre link dedicado e ADSL

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Apr 7 22:23:34 -03 2011

> Estou analisando a possibilidade de hospedar minhas aplicações em servidores
> em minha própria estrutura.

Considere a possibilidade de usar um VPS ao invés de um servidor na
sua estrutura. É uma máquina totalmente sob sua administração, mas que
fica em um datacenter. A maior parte dos fornecedores tem dado o nome
Cloud a serviços de VPS, e a real distinção entre essas duas coisas
provavelmente geraria uma thread infinita e off-topic, mas como
referência do serviço procure por esses dois termos.

> Hoje tenho um link de 10 mb ADSL (com ip fixo) com a GVT e um de 8 mb com a
> Oi/Telemar, em Olinda, Pernambuco. Tudo em plano corporativo.
>
> Solicitei upgrade no link da GVT para 35 mb de download com 3 mb de upload e
> meu custo subirá para uns 269,00/mês (só a GVT).
>
> Fiz uma cotação de link dedicado com a Oi, de 1 mb e me sairia por R$
> 1450,00/mês.
>
> Por que o link dedicado ainda consegue ser tão caro?

Fora os motivos já apontados, você comparou o preço entre a incumbent
e a desafiante... precisaria comparar do mesmo fornecedor para ter
como único fator de diferença o produto ofertado.

> O link dedicado de 1 mb pode ser medido em equivalência de desempenho a um
> link de 35 mb ADSL ou no caso o ADSL (mesmo sendo ADSL) vai ter um
> desempenho melhor?

Apesar de não haver garantia no uplink, ela costuma não ser o ponto de
estrangulamento das operadoras ADSL, então encare esse produto de
R$269/mês como um link de 3 Mbps com um SLA pior.

Lembrando que como ADSL (mesmo o ADSL 2+ em modulação Fast como parece
fazer a GVT) tem uma latência maior, a performance das sessões TCP
será menor do que um um serviço de mesma banda mas menor latência que
fique em um datacenter nacional.

Rubens