[GTER] Garantia 10% Best Effort

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Apr 6 18:22:59 -03 2011

On 06-04-2011 16:01, Provedor Bogus wrote:
> Se os provedores pudessem usar as marcações de diffserv sem serem
> taxados de contrários a neutralidade da rede, talvez o cenário dos
> outros parâmetros (RTT, latência e etc) melhorasse.

Se os provedores consertassem o defeito pior, que é o uso de lixo que
quebra o ECN (efetivamente impedindo o uso do mesmo), a falta de AQM
ligado nos roteadores, e o uso de buffers enormes em equipamentos como:
roteadores Wifi, cable modems, roteadores/firewalls SOHO, modems ADSL e
3G, que aumenta a latência de pior caso em uma ou duas ordens de
grandeza, o cenário melhoraria.

E quem impede o uso de diffserv e afins?  Ou vai me dizer que você deixa
o tráfego OSPF, BGP, NTP e DNS em best-effort?

Net neutrality é não priorizar o VoIP de fulano sobre o de sicrano, nem
limitar a banda *só* do youtube ou de torrent (ao invés de limitar o
agregado total de determinado usuário).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.