[GTER] Filtros BGP / Roteamento

Paulo Renato Avellar Dias paulo at telbrax.com.br
Tue Apr 5 20:35:02 -03 2011

Pessoal gostaria de compartilhar a seguinte situação:

Fecho peer BGP com 2 operadoras (A e B) e a operadora A possui a melhor rota
para o destino X.

Porém hoje a operadora A apresentou problemas de roteamento e não conseguia
alcançar os hosts do destino X. Por este motivo tive que criar os seguintes
filtros:

1) Criei um politica que foi aplicada nos anuncios importados pela operadora
A rejeitando a rota para o destino X e aceitando todo o restante. Desta
forma para alcançar o destino X passei a sair pela operadora B.
2) Para garantir que a volta fosse também pela operadora B apliquei um
filtro dando prepend na operadora A.

Após testar a dificuldade foi contornada mas gostaria que parte da minha
rede (tipo um range /24) receba a rota para o destino X pela operadora A.
Isto se faz necessário para que eu possa efetuar alguns testes e identificar
o problema.

Minha dúvida é como irei garantir que via BGP eu receba a tabela completa da
operadora A negando a rota do destino X para todo meu bloco /20 com exceção
de um bloco de teste /24?

Alguém pode me dar uma dica.

Obrigado!

--