[GTER] PTT-Metro SP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Apr 2 18:58:36 -03 2011

2011/4/2 Epafras Schaden <epafras.schaden at gmail.com>:
> Oi Juliano.
>
> Concordo contigo. A solução abaixo resolve o caso. Por outro lado, é uma solução que depende do anuncio mais específico do cliente com o no-export. Não existe controle por parte da operadora, e em diversos casos infelizmente este controle é essencial.
>
> De qualquer forma, como o Rubens disse essa é uma questão que envolve os dois lados, e a meu ver é bastante polêmica. :-)

A solução que depende apenas do controle por parte da operadora é a
virtualização de roteamento que o Juliano citou que a Global Crossing
faz. Para operadoras que não querem depender de uma solução de
cavalheiros, há solução técnica... mas querer a solução mais barata
(misturar tráfego de clientes e de peering) e não ter esse risco é o
que os .us/.uk dizem  "have cake and eat it too"

Rubens