[GTER] PTT-Metro SP

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Fri Apr 1 22:23:44 -03 2011

Na verdade a questao de buffer de rede que foi apresentada pelo Carlos
Wander(eu acompanhei de perto) é um BUG do FreeBSD 8 discutindo em [1] que
teve alguns patches enviados, resumidamente o lltable crescia até o BSD
deixar de aprender a tabela MAC.
Pode ocorrer em qualquer cenário que tenha centenas de entradas MAC, que
também foi discutido em [2].

Tem também problema ao usar as placas de rede igb, que sofreu downgrade de
driver nas útlimas versões do BSD, também discutido em [3].

Uma solução é aumentar as variáveis:

kern.ipc.nmbclusters
kern.ipc.nmbjumbo*(se estiver usando jumboframes).

Mas isto não tem relação com o PTT, é tunning de rede específico de BSD.
No caso de alguém ser contemplado com estes bugs, a sessao com o PTT cai,
o ping para os route-servers não contempla e um boot volta tudo.

[1]
http://freebsd.1045724.n5.nabble.com/kernel-arpresolve-can-t-allocate-llinf
o-td3953287.html#a3953294
[2] http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2011-02/msg00354.html