[GTER] [OFF-TOPIC] Load Balance de links com velocidades diferentes

Andre Sencioles Vitorio Oliveira asenci at gmail.com
Tue Sep 28 21:05:58 -03 2010

Senhores,

A solução que eu conheço para balanceamento de carga com OSPF é o
ECMP. Neste caso ambas as rotas precisariam ter o mesmo custo e o
balanceamento é feito de forma simétrica (ou próximo disso), tendendo
a distribuir 50% dos flows em cada link. Como os links possuem
capacidades diferentes (16Mb x 8Mb), a solução com OSPF não atenderia.

Que eu saiba, a única solução de roteamento dinâmico que suporta
balanceamento assimétrico de carga seria o EIGRP, não suportado pelo
Mikrotik.
A alternativa seria um equipamento que faça load balancing com QoS e
sistema de probe para detectar a queda do link (cenário atual, do qual
nosso amigo tenta desesperadamente se livrar).

A questão do endereçamento IP poderia até ser resolvida de forma
"menos elegante" efetuando NAT após a seleção da rota e DNS dinâmico.

Traffic engineering, que eu sabia, só com BGP.

2010/9/28 Ronaldo Cardoso <ronaldoc at gmail.com>

> Leomar,
>
> Você pode fazer isso com OSPF mesmo, mas não é elegante visto que estamos
> falando de dois links e três empresas separadas. Para isso você precisará
> criar uma área diferente para esta conexão e mesmo assim a tabela de
> roteamento interno das empresas envolvidas podem ser propagadas para a
> outra.
> A melhor opção é fazer o BGP como outros comentaram.
> O BGP também vai te ajudar com o DNS, pois você terá apenas uma faixa que
> irá propagar tanto por um link quanto pelo outro.
>
> Boa sorte.

[]'s
Andre