[GTER] Existe 'geolocation' para IPv6?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Sep 25 11:40:30 -03 2010

> Eu já adquiri o banco de dados de GeoIP IPv4 da Maxmind.com. Porém, estou
> preocupado com GeoIP para IPv6. Pergunto aos colegas da lista:
>
> 1) Alguém aqui conhece algum fornecedor de lista de endereços IPv6 e sua
> geolocalização?

"conhecer" não, mas há esta aqui em edições free e paga:
http://www.ip2location.com/IPV6-COUNTRY.aspx

No meu caso, o IPv4 to location deles acertou o país... errou provedor
e cidade.

> 2) Muda algo no IPv6 além do método tradicional de comprar esses bancos de
> dados de fornecedores que compilam esses dados?

Eles vão se tornar até mais importantes nesse ponto, pois vejo uma
tendência de carriers terem /32 alocado globalmente como única
informação em whois. A alocação IPv6 já acontece após as grandes
fusões e consolidações, muitas delas transnacionais.

> Isso é importante pois alguns produtos/serviços/propriedade intelectual
> exigem o bloqueio de países que não estão contemplados na licença. Para
> empresas distribuidoras de conteúdo audiovisual, a falta de um banco de
> dados de GeoIP em IPv6 as proibe de operar em IPv6.

O que é uma deficiência do modelo de negócios de não se adaptar a uma
realidade sem fronteiras. Mas se há quem pague por essa informação,
haverá quem a fabrique e venda.

Rubens