[GTER] Roteamento com ip route

Eduardo Júnior ihtraum18 at gmail.com
Thu Sep 23 17:41:05 -03 2010

Olá pessoal,

Estou com uma dúvida sobre roteamento.

O contexto é o seguinte:

Todo tráfego http(80/tcp) deve sair pelo meu LINK1

O roteamento para esse LINK1 estou fazendo através de uma nova tabela
de roteamento
definida em /etc/iproute2/rt_tables

10   tabela_LINK1

Li no 'man iptables'  que posso utilizar o alvo MARK juntamente com iproute2

Então, para obter o que desejo, fiz apenas:

# iptables -t mangle -A PREROUTING -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 10

Assim, todo o tráfego com a porta 80/tcp como destino, seria roteado
pela regra existente na tabela com id 10.

Daí surgiram 2 questões:

1. O que mostrei acima está correto? É a melhor forma de se fazer?
2. Se sim, como faço para testar, para confirmar o funcionamento?

Obrigado.

[]'s

--
Eduardo Júnior