[GTER] Problemas de acesso [RESOLVIDO]

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Sep 22 19:27:23 -03 2010

Ao mudar sua rede para roteamento você provavelmente incluiu algum
tipo de tunelamento ou virtualização: EoIP, PPTP, VLAN ou MPLS. Cada
um deles tira alguns bytes do MTU máximo se você não aumentar (se seus
meios de transmissão suportarem) um MTU mais alto.

Quanto ao valor do MTU, primeiro tente estabelecer qual é sua
referência de MTU: o tamanho de dados, o MTU do pacote IP, o MTU do
frame Ethernet... esta figura pode ser um bom auxílio:
http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Maximum_Transmission_Unit_on_RouterBoards

Para a plataforma que você usar para testar, você vai precisar
determinar qual o comando para um ping sem fragmentação e qual
referência de MTU ela usa. Por exemplo, o que o Windows gera com um
ping de 1472 bytes (ping -f -l 1472) é um pacote cujo IP MTU são 1500
bytes. Já num Cisco IOS para gerar o mesmo teste seria <ping size 1500
df-bit>.

E teste tanto em hops diretamente conectados quanto fim-a-fim, pois
para hops diretamente conectados podem haver alterações (VLAN default
não gerando tag de VLAN, MPLS com PHP não inserindo label etc.)

Rubens