[GTER] Engenharia de Trafego

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Thu Sep 16 04:38:44 -03 2010

Daniel,

o termo engenharia de tráfego é bastante amplo. Se você está falando
de monitoração para engenharia de tráfego MPLS é necessário um tipo de
ferramenta diferente das tradicionais. Existem ferramentas de cálculo
offline e online, cada uma com o seu benefício e preços :-)

Por outro lado, se você está se referindo a engenharia de trafego com
relação a upstream providers, troca de tráfego (peerings), as
ferramentas são outras. Dependendo do seu objetivo, você irá escolher
um tipo ou outro.

Exemplo:

- Eng. de tráfego (MPLS): Cariden, WANDL,

- Eng. de tráfego upstream x peer x downstream - análise de tráfego,
roteamento e flows: PacketDesign, Peakflow, etc

- Overview do tráfego na rede: Cacti + weathermap,

Este último item possui muitas opções mas o que eu tenho visto é que,
por mais que as empresas paguem fortunas por ferramentas de
monitoração, todos tem o seu Cacti com weathermap ;-)

Existem inúmeras ferramentas que fazem, por exemplo, monitoração de
flows mas não coletam dados diretos nos equipamentos, ou fazem
monitoração de roteamento mas não monitoram tráfego. As ferramentas
que procurei listar são aquelas que combinam pelo menos duas ou mais
funcionalidades em uma única ferramenta.

Com as ferramentas freeware você pode fazer muita coisa. Mas muita
gente somente olha para o custo do software ao inves de olhar o todo:
necessidade de mao-de-obra, manutenção in-house, upgrades,
escalabilidade, etc. Muitas vezes as ferramentas comerciais não
atendem tudo o que você quer. Essa é uma discussão que muitas vezes
não tem fim pois quem defende as ferramentas freeware defende até a
morte, e quem defende as ferramentas comerciais sempre tem um
argumento para lhe convencer hehehe

[]s
./diogo -montagner