[GTER] Hardware de Firewall

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Oct 28 13:13:30 -02 2010

2010/10/28 Rafael M. Koike <r.koike at terra.com.br>:

> Muito interessante o Kit.
>
> Só pecou por usar interface PCI-X.
> Pelo que vi a nova versão 10G vai vir com PCI-Express o que dará mais
> performance quando se usar mais placas ou fizer interface com o PC.

Ah sim, mas acho que os casos de uso prováveis ou utilizam apenas uma
das interfaces Gig-E para transferir dados para a CPU, ou utilizam as
interfaces quer para comutar/rotear pacotes, quer para analisar e só
passar alarmes (um IDS, por exemplo), sem ter que interagir tanto com
a CPU.

> Mas achei o preço meio "salgado" para usuários não academicos U$ 1.199,00
> :-(

Além dos não acadêmicos terem que financiar o lucro do produto, eu não
achei o preço alto. Um Cisco ASR 1002 não sai por menos de US$10k FOB
(e esse preço já é de EOS/refurbished...), some o preço da placa com
uns US$500 de um servidor de rack (Dell PowerEdge R210), e por menos
de US$2k FOB você tem um roteador com forwarding por hardware. Se você
me vender um ASR1002 por R$6 mil eu vou achar o NetFPGA caro... do
contrário... :-)

Rubens