[GTER] Interligar duas cidades com BGP

Michell bill.cvel at gmail.com
Tue Oct 26 17:45:56 -02 2010

Olá Bruno,

Em 26 de outubro de 2010 14:56, Bruno L F Cabral
<bruno at openline.com.br>escreveu:

> Uma coisa é a entrada, outra é a saida
>
> Sobre a entrada, verifique no ROUTING BGP ADV PRINT se esta
> enviando os anuncios como voce pensa que funcionaria para
> os diversos peers

Sim. Esta como gostaria.
No Router A anuncio o /21 para GVT, Oi e para meu router B. No Router B /21
para Oi e Router A.

> Sobre a saida, na queda de um roteador, como faz para passear
> por toda sua estrutura ate o outro? Veja se as rotas estao de
> acordo com o seu projeto - pode checar fazendo traceroute de
> sua rede para fora ou de fora (por ex. do registro.br ou de
> um LG) ate sua rede

Estou utilizando um /30 inválido em adição a rota default. Isto funciona bem
se desativo o BGP com a operadora no Router B.
Meus problemas ocorrem quando quero utilizar o BGP nas duas.
Neste caso saio do router de acorto com a tabela de rotas (alguns destinos
GVT outros OI) conforme o Full e Partial routing. O detalher é que esta
havendo um problema no retorno.
Após alguns minutos que estabeleço a seção BGP interna paro de chegar ao
Router B.

> Nos meus clientes de consultoria BGP eu não faço desse jeito
> que você fez. Anuncio o /20 em todas (e os /21 como voce fez,
> separados), assim se um desses /21 "some" o /20 "captura"
> esse trafego. Isso resolve a ENTRADA sem necessitar jogar
> com prepends inclusive

Não fiz isto, pois não quero em caso de queda de links do Router A que os
clientes cheguem pelo link do Router B (menor capacidade), somente o
contrário.

Quanto a saida, IBGP entre os 2 roteadores, export de default
> entre eles com distancia administrativa maior (para so ganhar
> em caso de queda das rotas locais). Mas a rede no caminho entre
> os dois precisa saber como proceder com essa mudanca de rota
> default - ou usar uma das varias solucoes criativas para tal
>
> Nao crio instancias novas. IBGP usando o mesmo ASN seu. tome
> cuidado para nao virar transito entre as operadoras, atraves
> da correta colocacao de filtros de entrada e saida em cada peer

Já fiz também com uma instancia só. Os filtros estão Ok e num primeiro
momento só estou divulgando os meus blocos entre os roteadores.

Grato pela contribuição,