[GTER] RES: Contagem regressiva

MARLON BORBA mborba at trf3.jus.br
Tue Oct 19 14:03:05 -02 2010

Em particular, o 2º documento de sua lista, de autoria do RIPE, foi
proposto por mim para os administradores de redes da Justiça Federal
como uma das melhores referências para complementarmos nossos Editais.

O maior obstáculo, porém, não me parece tecnológico, e sim cultural, já
que na Justiça e alhures muita gente imagina que haverá uma "gambiarra"
de última hora para salvar os desavisados.

A propósito, eu não contaria com esse "estoque" dos {L,R}IRs, pois a
demanda pela conectividade Internet não pára de crescer.

Marlon, escrevendo de fora do Lacnog, infelizmente (Danton, tentarei ir
amanhã!).

> Acredito que essa não seja apenas uma boa ideia, mas sim um
pensamento
> essencial neste momento, pois a previsão é que não tenhamos mais
> endereços IPv4 disponíveis na IANA (http://www.iana.org) já na metade

> do próximo ano. Nos registros regionais e nacionais (como o NIC.br
por
> exemplo) talvez o estoque de v4 dure mais dois ou três anos.

[...]

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário · Segurança da Informação
IPv6 Evangelist · Moreq-Jus Evangelist
Comissão Local de Resposta a Incidentes - CLRI
TRF 3 Região
(11) 3012-2030 (VoIP)
--
Governing for enterprise security