[GTER] Abranet IRR

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Sun Oct 10 17:25:55 -03 2010

Herbert,

Conversando sobre IRR com o pessoal da empresa, chegamos a conclusão que o
um dos motivos para a não adoção e descaso com os IRR é não existir uma
ferramenta que facilite a formatação dos dados para ser enviados via e-mail
para o IRR de sua escolha.
Já que existem inúmeros templates para todos os tipos de objeto acredito que
não seria complicado desenvolver algo assim. Como meu forte não é
desenvolvimento, pensei apenas em um possível algoritmo da ferramenta de
geração de objetos IRR.

Ex:

Qual seu ASN?
R:xxxxx
Possui quantos upstreams?
R: 3
Digite os ASN dos "3" seus upstreams.
ASxxxxx
ASyyyyy
ASaaaaa
Quantos prefixos você anuncia?
R:10
Digite os seus 10 prefixos.
Quais prefixos você anuncia para o Upstream provider 1?
R: 3
(lista dos seus prefixos apareceria)
Qual o Local pref utilizado para os prefixos anunciados para o upstream 1?
R: 200

A ideia é mais ou menos esta.

Acredito que com algo assim o incremento de provedores que utilizaria uma
base IRR e a atualização dela aumentaria exponencialmente.

Gustavo Santos
Analista de Redes
CCNA , MTCNA , JUNCIA-ER