[GTER] IPV6 octeto ou hexateto?

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Fri Oct 8 21:28:50 -03 2010

Ambos estão incorretos. Octeto pela razão que você citou, se refere a 8
bits. Nunca vi nenhum texto usando-o para falar dos campos no IPv6.
Hexateto aparece as vezes, mas também está errado, porque hexa refere-se
a 6, e não 16.

Para 16, se formos pensar em algo na linha do octeto, deveríamos usar
*hexadecateto*, ou *hexakaidecateto* (*hexadecimal*, por exemplo, vem do
grego /hexadeca/), mas esses termos ainda não são comuns.

Há um draft sobre isso:
http://tools.ietf.org/html/draft-denog-v6ops-addresspartnaming-02 em
discussão no IETF.

Minha opinião é que em português deveríamos usar *hexadecateto*,
ou *duplo-octeto*. *Duplo-octeto*, em especial, é muito fácil de
pronunciar. *Campo* (que usei no primeiro parágrafo) também é uma
alternativa que me parece razoável, mas é muito genérico.

[]s
Moreiras