[GTER] VPN L2TP

Rafael Petter rafapetter at gmail.com
Fri Nov 26 17:49:35 -02 2010

 Lisandro,

para trafegar L2TP por dentro do IPSec, obrigatoriamente os endpoints
envolvido na comunicação L2TP devem estar atrás dos endpoins IPSec. O
Tráfego interessante do túnel IPSec será determinado por uma ACL, onde o
protocolo será o UDP com portas 1701 de origem e destino. (Isso é diferente
dos túneis L2TP over IPSec)

O segundo ponto será a localização do LNS do L2TP. Ou ele será em um dos
próprios roteadores Cisco, que também fazem o IPSec, ou ele estará na rede
interna. Se o LNS estiver na rede interna, é necessário criar um NAT de
destino, redirecionando o fluxo L2TP para o endereço IP específico na rede
interna.

Como tu não detalhou a tua estrutura e como estão as configuração que tu diz
estar com problema, o ponto de partida é esse.

Um abraço.

--
Rafael Petter Santos Rocha
Analista de Redes e Segurança da Informação