[GTER] Switch de alta performance (4X QDR InfiniBand)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Nov 25 17:29:11 -02 2010

Diga não ao top-posting!

> Se você quiser ethernet de 40Gb/s por porta, o Arista é uma opção.

Se for para usar Infiniband só para transportar ethernet, talvez seja
mais barato ir direto para hardware ethernet mesmo (se bem que 40Gbe é
*caro*).

Mas se você for usar para "message passing" dentro do cluster, e o
software do cluster suporta RDMA, o buraco é bem mais embaixo.  Envolve
a switch e o suporte às últimas novidades do IEEE 802.1Q, os NICs/HBAs,
drivers, o sistema operacional, o software do HPC, e uma análise de
risco entre algo consolidado (Infiniband RDMA) versus a novidade (RDMA
sobre TCP/IP, ou seja, iWRAP).

Aqui tem algumas ideias à respeito.  Não tenho experiência direta com
nenhum dos dois mundos (Infiniband x iWRAP):
http://digitalvampire.org/blog/index.php/category/rdma/

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.