[GTER] SIMET - testes

Rober Hoelscher rober at tcheturbo.com.br
Tue Nov 16 18:41:16 -02 2010

Colegas,

Realizei na tarde de hoje alguns testes utilizando a ferramento simet
[1], a fim de avaliar a performance  de um link.

Embora tenha consciência que a ferramenta tenha a finalidade de
analizar a conexão do usuário final, os testes me chamaram atenção
para diferença entre os resultados.

Os testes foram realizados a partir de um link da oi, instalado no
interior do RS. Vejamos:

Local do teste: PTT Metro Porto Alegre
TCP Download:   ~ 26Mbps
TCP Upload:   ~ 21Mbps
UDP Download:   ~ 27Mbps
UDP Upload:   ~ 62Mbps

Local do teste: PTT Metro São Paulo
 TCP Download:   ~ 19 Mbps
 TCP Upload:   ~ 5 Mbps
UDP Download:   ~ 20 Mbps
UDP Upload:   ~ 6 Mbps

Local do teste: PTT Metro Curitiba
 TCP Download:   ~ 23 Mbps
 TCP Upload:   ~ 12 Mbps
UDP Download:   ~ 25 Mbps
UDP Upload:   ~ 16 Mbps

Local do teste: NIC.BR
 TCP Download:   ~ 10 Mbps
 TCP Upload:   ~ 2 Mbps
UDP Download:   ~ 11 Mbps
UDP Upload:   ~ 2 Mbps

Embora os testes tenha sido realizados com o link em produção, os
resultados mostram um possível "gargalo" no upload para fora do
estado (RS/OI) que veem de encontro uma perceptível lentidão no
acesso a destinos nacionais/internacionais nos últimos dias.

Contudo, minha dúvida é sobre a utilização do SIMET neste tipo de
teste.
É válido utilizá-lo ?
Algum dos servidores pode limitar meus testes, exemplo o NIC.BR,
cujas taxas foram bem abaixo dos demais ?
Algum dos colegas poderia efetuar testes a fim de confrontarmos ?

Grato

Att.
-
Rober Hoelscher