[GTER] RES: Quagga + NetFlows.

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Thu Nov 4 09:44:49 -02 2010

Em 03/11/2010 12:46, Igor Luiz Oliveira de Souza escreveu:
> Aqueles que usam Linux+Quagga, o que tem usado como solução para
> NetFlow?
>
> Em primeiro momento, minha intenção principal é ter gráficos com
> ranking's de AS com maior tráfego.
> Estou usando uma ferramenta em ambiente texto, chamada stakasta,
> que após alguns ajustes na base de ASN/Prefixos serviu pra me dar
> uma visão mais "instantânea" do que se passa... Mas minha intenção
> é ter mesmo gráficos para melhor análise.

Em Linux não achei uma solução tão boa quanto em Freebsd.

Estou gerando flows usando o Netgraph (NETGRAPH_NETFLOW), é muito bom!
Muito parecido dos flows do Cisco, pois você tem as interfaces de IN e OUT.
Usando algum software (tipo softflowd), você terá todos os pacotes de uma
mesma interface (dependendo da sua topologia)... assim você terá de fazer
filtros por endereços ip para saber o que é download e upload.

Para gerar os relatórios por AS, estou usando o script do Rubens... funciona
muito bem.

Sds,

--
Eduardo Schoedler