[GTER] Problemas com BGP Multihomed

Arlindo F. Neto lopan.eti at gmail.com
Sat May 15 09:07:14 -03 2010

Jean,

Eu passei por este mesmo problema, estou acompanhando sua thread para ver se
algo de novo surge.

Eu não consegui fazer com que o sistema fosse totalmente autônomo, ou seja,
sair por um lado e voltar pelo outro normalmente. Toda a rede utiliza
Mikrotik e eu fui em busca de qualquer coisa no Mikrotik que possa
atrapalhar esse funcionamento (Firewall, Configurações, Protocolos, etc) e
não encontrei nada.

Fiz os testes com túneis também, não funcionou! Por último, eu parti o ASN
em um bloco /22, onde este é anunciado em cada Mikrotik na borda com um Link
(Mikrotik A e Mikrotik B receberam o anúncio do bloco /22). Feito isso, o
bloco /22 foi novamente segmentado em dois /23. Com isso, os clientes da
rede que estavam mais próximos do Mikrotik A (e consequentemente o utilizam
como gateway), receberam os IPs de um dos blocos /23 e este foi anunciado no
Mikrotik A, o mesmo foi feito para o Mikrotik B com a outra parte do bloco
/23. Dessa forma a rede foi "dividida", enquanto as duas bordas estão
funcionando (A e B) os clientes saem e voltam pela mesma borda. Quando uma
delas para, um Mikrotik sozinho assume todo o tráfego. No BGP, a prioridade
de anúncio é dado pelo bloco menor, ou seja, se eu tenho um /22 e /23
anunciado, o /23 tem prioridade. Caso o /23 de um lado pare de anunciar, o
/22 do outro assume.

Mas, mesmo assim, eu ainda espero resolver o problema e tornar a rede
totalmente autônoma. Tenho planos de mudar toda a rede interna de OSPF para
BGP, depois realizar novos testes.

Abraços,