[GTER] FTTh, FTTX o Redes PON

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 28 17:42:40 -03 2010

> 1. A ONU trabalha em camada de enlace ? sendo um meio passivo e
> compartilhado, todas as ONUs conectadas ao mesmo cartão OLT
> receberão o tráfego, nesse aspecto poderia ser feita uma analogia
> com um HUB, conseguiria sniffar o tráfego de proveniente de outras
> ONUs ?

> 3. Como funciona a comunicação entre as ONUs conectadas no mesmo
> splitter ? A comunicação seria ONU-1  OLT OLT  ONU-2 ? As ONUs
> conseguem conversar entre si, sem que os frames passem pelo switch ?

Juntei essas duas pois elas estão correlacionadas: há um comprimento
de onda de downstream e um de upstream, então as ONUs só recebem
tráfego vindo da OLT. Qualquer tráfego entre ONUs tem que ir via OLT
eu via algum dispositivo depois da OLT; eu pessoalmente adotaria essa
estratégia para permitir controlar tráfego gerado por uma ONU quer ela
vá para a Internet ou para usuários da mesma rede.

No downlink uma ONU bem comportada só vai passar o tráfego que seja
útil para o CPE atrás dela, como faz um cable-modem. Você precisaria
trocar a ONU por uma "hackeada" ou fazer captura óptica no segmento.

> 2. Meus cartões OLT vão ligados ao meu switch, certo ? nesse caso
> seria possível autenticar 802.1x  cada mac dentro do domínio de
> broadcast atrás da ONU ?

Esse é um bom teste para a homologação de uma ONU específica. Ela
poderia filtrar em prol da questão de isolamento entre clientes e
inadvertidamente causar o não funcionamento dessa arquitetura.

Rubens