[GTER] Frame relay alternativo

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Thu Jun 17 12:03:59 -03 2010

Ola

Em Qui, Junho 17, 2010 9:47 am, Fernando Zanini escreveu:
> Estou pensando em substituir os links frame-relays por adsl c/ vpn por
> questão de custo.
> A principal função é fazer o tunel c/ o menor overhead possível e o

menor overhead em DSL é dureza. o da BROI chega fácil em 200ms
nacional. da GVT e EBT entre 80 e 100ms nacional. Fora o
acesso à Internet da matriz para poder responder a filial

quantos ms até a matriz há hoje na sua rede FR?

> serviço utilizado é somente internet (controle de acesso feito na
> matriz). (FILIAL <-> MATRIZ <-> INTERNET).
> Para substituir a atual arquitetura penso em comprar um roteador
> wrt54gl e colocar o firmware tomato para fazer MLPPP (vou ter de
> 1 a 3 links de adsl).

MLPPP só com o mesmo upstream e ele também configurando do lado
dele. nenhuma operadora que eu conheça faz MLPPP sobre DSL. E
para ter redundância é preferivel que o DSL sejam com operadoras
DIFERENTES

agora nada impede de fazer balanceamento entre os 3 a partir da matriz
(que acredito deva ter IP fixo, estou correto?)

> O problema é fazer a VPN sobre o MLPPP, uma vez que ele vai utilizar
> apenas 1 link. Gostaria de alguma idéia de como fazer isso ou se tem
> alguma outra alternativa para substituir frame-relay por adsl, uma
> vez que o link eh usado apenas para internet.
> Obrigado
> Fernando Zanini

Com IP dinâmico, openvpn. Se fosse IP fixo na filial, IPsec ou
EoIP/IPIP.

[]s, !3runo Cabral

P.S. só pra constar, talvez saia mais barato fazer sobre Mikrotik
usando RB750G ou RB450G do que com WRT54 com tomato/openwrt/dd-wrt

--
Provedor Wireless? Visite http://www.cfide.com.br
ALIX, WRAP, Atheros, FlashIDE, Consultoria BGP etc.